segunda-feira, 18 de março de 2013

Etapa 1 - aula tema / A construção do número operatório. Classificação, seriação e numeração.



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               Sabemos que desde a infância, ainda que, sem ter a noção da palavra "matemática", já faz parte do nosso dia a dia, a começar pela própria idade, onde a criança ainda sem noção do que é,  já mostra quantos anos tem através dos dedos, mais tarde, já começa ver números de telefones, endereços, etc. Porém, para que a criança desenvolva o conhecimento, de acordo com o seu tempo, é necessário que ela tenha convivência com objetos para iniciar as noções de números, classificação, seriação, ela precisa pegar, mexer, revirar, enfim, precisa de algo concreto para que assim aprenda o novo.


        Se dermos a uma criança pequena vários cubinhos de madeira, a primeira reação será pegar, virar de um lado para outro, bater um com o outro, e por fim jogá-lo. Nesta situação, ela pode reconhecer o objeto, construiu um novo conhecimento, necessitou perceber a singularidade do objeto para agir sobre ele, organizando suas percepções e relações entre formas, peso, tamanho, espessuras. Uma criança um pouco maior, a qual já fez este tipo de relação parte para um novo conhecimento, o da classificação (organizar e agrupar por semelhança), a qual já é capaz de perceber semelhanças e diferenças. Um exemplo é o trabalho com os blocos lógicos, o importante é deixá-lo ao alcance da criança para que explore o material. Assim que mantiver um bom contato, podemos lançar desafios para que formule hipóteses:- Dê uma peça como esta. - Dê mais uma como esta. - Agora separe os parecidos. - Existe outra maneira de separar os parecidos? - Podemos separar os parecidos de outra forma ainda?O importante é que a criança crie estratégias, ela deverá perceber que existem os grupos das cores, do tamanho, das formas, das espessuras, e cabe a nós educadores explorar esse raciocínio.

        A próxima etapa é a da seriação (organizar por diferenças, sejam elas, peso, largura, comprimento, crescente e decrescente, etc.), a qual é explorada a construção de série. Exemplo de atividades:- formar fila por tamanho dos alunos (do maior ao menor); propor atividades com diversos tamanhos de canudos, para ordená-los; ordenar brinquedos da sala de aula há uma diversidade de coisas que o professor pode trabalhar.
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        O trabalho com a classificação, seriação e quantificação são decorrentes das relações que a criança faz entre os objetos. Estas atividades iniciais auxiliam a criança a construção do número, a relacionar o numeral à quantidade. Através da atividade lúdica a criança constrói símbolos de maneira mais prazerosa. Elas devem ter a oportunidade de inventar (construir) as relações matemáticas em vez de simplesmente entrar em contato com o pensamento pronto, formular suas hipóteses a partir de ensaio e erro, para confirmá-las ou refutá-las, como muitas de nós aprendemos no método tradicional de ensino.



História dos números / Atividade



História dos números

Como vimos, o número está presente em diversas situações das nossas vidas. Mas será que muitas pessoas se questionam de como surgiram? A necessidade rotineira de contar, separar, classificar levou o ser humano a conceito de número, vejamos o quadro abaixo, contendo um pouco dessa história.


Atividade proposta:

Após explicação, propor atividade para analisar o nível de absorção de conhecimento que cada aluno adquiriu, mostrando a eles, imagens que contenham aves de diversas espécies, cada grupo de aves em viveiros separados, e apresentando a quantidade de aves que contem em cada grupo representado por números escritos, em seguida, solicitar que respondam as questões, com embasamento nas aulas:

     A)Dos viveiros apresentados através das imagens, qual apresenta maior quantidade de aves? E qual apresenta menor quantidade?

    B)Compare o viveiro com araras azuis e o dos tucanos e respondam, quais deles contem mais espécies?

     C) Se não aparecessem números, seria possível responder as questões A e B? Por quê?





Bibliografia:
KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 23ªed. Campinas: Papirus,1997 KOCH, Maria Celeste Machado. Descoberta do Número: conquista da criança. O papel da pré-escola neste processo. Revista do Professor. Porto Alegre, 24-30; out/dez, 1988 SARA, Pain. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992 SEBER, Maria da Glória. Construção da Inteligência pela Criança: atividades do período pré-operatório. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1995 SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996




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