sábado, 13 de abril de 2013

ETAPA 3: Aula-tema: A construção conceitual das operações


ETAPA 3: Aula-tema: A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou "situação problema". Operações matemáticas fundamentai: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Passo 1 - A fim de auxiliar a criança no entendimento e aplicabilidade de conceitos e operações matemáticas foram separadas 20 situações do cotidiano nas quais as operações matemáticas são utilizadas. As situações foram selecionadas baseadas no cotidiano infantil, em especial - porém, não unicamente.
  • ·         Dominó de cálculos matemáticos;
  • ·         Banco Imobiliário;
  • ·         Dama;
  • ·         Supermercado: “Quantas batatas equivalem a 1kg?”;
  • ·         Supermercado: “Quanto já foi gasto até agora?”;
  • ·         Supermercado: Quanto receberei de troco?”;
  • ·         Supermercado: Calcular o preço total da compra;
  • ·         Calcular desconto de produtos;
  • ·         Comparar preços;
  • ·         Verificar se a promoção “leve 3, pague 2” vale a pena;
  • ·         Calcular o preço de parcelas ao dividir o preço de uma compra;
  • ·         Calcular quantidade de ingredientes ao se fazer um bolo;
  • ·         Esporte: “De quantos pontos o time precisa para se classificar?”;
  • ·         Calcular os minutos no relógio analógico;
  • ·         Calcular alteração de fuso horário;
  • ·         Calcular quantas figurinhas faltam para completar um álbum de figurinhas;
  • ·         Calcular a média final ou quanto precisa para alcança-la;
  • ·         Calcular quantos dias faltam para as férias;
  • ·         Dividir-se em grupos iguais para uma atividade;
  • ·         Compartilhar doces em quantidades iguais entre amigos.


Passo 2 - Dentre as 20 situações cotidianas apuradas, foram selecionadas duas como base para que fosse preparada uma atividade a ser realizada em sala de aula. A atividade foi elabora para o 3ºano do Ensino Fundamental. As situações selecionadas foram:
·         Supermercado: Calcular o preço total da compra
·         Supermercado: Quanto receberei de troco?”


Passo 3 – Após selecionar duas dentre as 20 situações cotidianas nas quais as operações matemáticas são utilizadas, foi elaborada e aplicada a seguinte atividade:

_____ - Exemplo 1:
_____ - Exemplo 2:


Passo 4 – Considerações finais a respeito da construção conceitual das operações matemáticas e de suas aplicabilidades no dia-a-dia.

A matemática e sua aplicabilidade no cotidiano
Não é preciso muita reflexão para se chegar à conclusão de que o uso da matemática está sempre muito presente no nosso cotidiano, porém, é engraçado como nos surpreendemos ao notar algo que é, na verdade, bastante evidente.
Para as crianças esta presença efetiva da matemática no dia-a-dia, apesar de ser igualmente frequente, parece ainda mais implícita. Isso porque muitas vezes a matemática é ensinada como algo “distante” – digamos assim – da realidade, como se fosse algo exclusivo do ambiente escolar. Esta lamentável realidade é provada, por exemplos, nos momentos nos quais as crianças precisam apresentar seus saberes matemáticos, pois nestas situações os pequenos são proibidos de olhar a tabuada e algumas vezes mostrar o raciocínio acompanhando a conta com os dedos é traduzido por professores(as) despreparados(as) como “matéria não-aprendida”.
 Desta forma o aprendizado da matemática torna-se algo próprio apenas do ambiente escolar e nós, geralmente, nos pegamos exaustos com a ideia de colocar os conhecimentos em torno da matemática adquiridos na escola em prática nos momentos do cotidiano, quando, na verdade, deveríamos nos remeter ao uso desses conhecimentos no cotidiano para dar sentido ao aprendizado escolar.
As crianças que realizaram a atividade proposta no terceiro passo desta atividade mostraram-se bastante empolgadas e comentavam, durante a realização dos exercícios, sobre as vezes que adivinharam o troco na padaria, na lanchonete etc. antes que o troco fosse entregue pelo funcionário do caixa ou sobre as vezes que sabiam quantas balas podiam comprar com as moedas que ganhavam da avó ou do pai. Ambas demonstraram a mesma empolgação ao realizar a atividade, porém, uma delas afirmou que não gosta da matéria “Matemática” e quando questionada sobre o motivo desse desgosto não soube se explicar, mas afirmou que a Matemática “não é a mesma coisa fora da escola” – em suas próprias palavras.
Fatos como esses tornam cada vez mais necessários exercícios como os propostos para esta atividade, nos quais a criança tem a oportunidade de recordar momentos nos quais a matemática foi utilizada sem nenhuma pressão, momentos que façam os conhecimentos matemáticos terem o sentido que deveriam ter desde o começo, ou seja, momentos nos quais a matemática lhes pareça útil e aplicável à situações reais de uso de modo que auxilie o raciocínio e não que o limite.


BIBLIOGRAFIA: Taboada, Roberta; Leite, Angela. Aprender juntos: alfabetização matemática, 3º ano: ensino fundamental. 3 ed.. São Paulo: Edições SM, 2011.

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